terça-feira, 19 de julho de 2022

Fontes de Ílhavo - A Fonte da Praça (desaparecida)

Fonte da Praça de Ílhavo - Desenho de Palmiro
da Silva Peixe, 1926
"Eu sou a Fonte da Praça
A Fonte do mexerico
Dizem que se vai p'rás malvas
Quem cá vem molhar o bico..."


Gozava de má fama a Fonte da Praça, hoje desaparecida juntamente com a Capela das Almas, situada no largo de Santo António, chegando os médicos a condenar as suas águas. No entanto, por ser a mais central do burgo, o visitante, não podendo resistir a tanta frescura, prova afoitamente das suas águas, mas vem a cair desfalecido nos braços do Tinoco! No meio daquele lamentável incidente de que foi vitima o ilustre visitante, todos procuram o remédio salvador. Chamam-se médicos, farmacêuticos, etc.

Apontada como perigosa para a saúde pública e quase a ser desprezada por todos, a «Fonte da Praça» tenta justificar-se:

- A volubilidade dos homens!" Enquanto a minha matriz de água esteve a descoberto, eu era uma água puríssima! Mas depois que as escolas se instalaram: por cima da casa do sr. Martins e os suínos tomaram lugar sobre os meus canos, chamam-me todos os nomes feios ... Ainda assim mesmo todos se servem da minha água para usos domésticos. Se todos quantos dela se utilizam, morressem, muita gente  em Ílhavo teria dado a alma ao criador!...