domingo, 10 de julho de 2022

Festa do Senhor Jesus dos Navegantes de Ílhavo em 1922

A Festa do Senhor Jesus dos Navegantes

Na próxima semana, sábado, domingo e segunda feira deve realizar-se nesta Vila a tradicional festividade em honra do Senhor Jesus dos Navegantes imagem que os nossos ousados e intrépidos marinheiros veneram cheios de Fé e cuja proteção invocam nos lances aflitivos da sua arriscada vida!
Esta festa tem um cunho característico de unção porque ninguém, como o marinheiro, sente que é preciso ter crença. Por isso ele se esforça por que a sua festa revista muito brilhantismo como certamente vai acontecer este ano em que a Comissão é composta de indivíduos briosos e muito amantes da sua terra. 
No sábado  haverá o costumado arraial que durará até ás 2 horas da madrugada de domingo. Assistirão as bandas da Vista Alegre e a Velha, de Aveiro. A iluminação está a cargo dum iluminador de Pardelhas e o fogo de um afamado pirotécnico do norte. No domingo celebrar-se-á a missa solene a grande instrumental, subindo ao púlpito, após o Evangelho, um afamado orador de Braga. À tarde sairá a procissão com a incorporação de algumas irmandades e da comovedora imagem do Senhor Jesus. Na segunda-feira de manhã começará a comissão a tirar a esmola, devendo ter lugar ao meio dia, a entrega dos ramos á nova comissão. 

In jornal O Ilhavense, nº40, 27 Agosto de 1922