in Cálão, Hugo, Madaíl, Isabel,
Senhor Jesus dos Navegantes - Mar e Devoção, 2007, pp. 24-34.
Ed. Paróquia de São Salvador de Ílhavo, nº depósito legal 262970/07
Existem vários objectos ligados ao culto da imagem do Senhor Jesus dos Navegantes no espólio artístico da Igreja Matriz de Ílhavo. Entre estes, são de destacar: dezanove quadros de ex-votos, desenhados e pintados, representando naufrágios e promessas dos marítimos ilhavenses, na sua maioria de finais do séc. XIX e que, antigamente, preenchiam na íntegra a parede lateral, entre o retábulo de altar das Almas e o retábulo de altar do Senhor Jesus dos Navegantes; ramos de flores artificiais, oferenda das mordomas; jarras de porcelana e prata; seis faixas bordadas a matiz e fio metálico de adorno da imagem e duas cabeleiras naturais.
Ex-votos do Senhor Jesus dos Navegantes de Ílhavo:
Pintura votiva em aguarela sobre papel oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo, representando uma embarcação de campanha de costa em faina,com mar revolto, vendo-se do lado esquerdo parte da praia com figuras e palheiros. No zona superior esquerda encontra-se a imagem do Cristo crucificado envolto em raios.
Subscrição na parte inferior da aguarela - Offerecido ao Senr.e Jesus, /Por, Jese Carlos Fernandes Parraxo.
2. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Hiate Rezulvido - 1888 Autor desconhecido / aguarela sobre papel / 63,7x46,1 cm exp. Ex-votos Matosinhos 1963 nº81; Exvotos Lisboa 1983 nº116; Ílhavo 2006 |
Pintura votiva em aguarela sobre papel, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Representa o resgate da tripulação do iate Rezulvido, naufragado em 4 de Janeiro de 1888. À esquerda em cima, na linha do horizonte entre o céu e um mar revolto, está representado o vapor francês "Vila Tarragona", com três mastros e duas chaminés fumegantes, resgatando uma pequena barca de tripulação, entre este, e o iate Rezulvido, em baixo à direita, de dois mastros partidos e em situação
de naufrágio.
No seu interior vêem-se ainda membros da tripulação pedindo socorro, um destes acenando a bandeira monárquica nacional. No canto superior direito encontra-se a imagem de um Cristo crucificado envolto em raios direito e mandorla, de invocação Senhor Jesus dos Navegantes.
Subscrição na parte inferior da aguarela: Hiate Rezulvido./Milagre que fes a imagem do Senr. Jesus,
ao Capitão Manoel Simões Vagos, e à sua tripolação,/no dia 3 quando cahio o contramestre ao mar às 11 horas da manhã. E no dia 4 é que dezalboramos às 11 horas da noite, e no dia 5 é quando/nos apareceu às 8 horas da manhã, o vapor villa Tarragona francês, procorando todos os meios para nos Salvar, i as 11 horas de manhã é que fomos salvos em Janeiro de 1888.
Vd. mais em artigo do blog Navios e Navegadores de 29 de Junho de 2012: Quebra-cabeças (V): O iate "Resolvido"
Vd. mais em artigo do blog Navios e Navegadores de 29 de Junho de 2012: Quebra-cabeças (V): O iate "Resolvido"
3.Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Lugre Aliança – 6 Abril 1902 João Cazaux / pintura sobre tela / 57,5x42 cm exp. Matosinhos 1963 nº78; Lisboa 1983 nº125; Ílhavo 2006 |
No seu interior vêem-se ainda membros da tripulação pedindo socorro. No canto superior esquerdo encontra-se a imagem de um Cristo crucificado envolto em raios dourados e verdes, de invocação Senhor Jesus dos Navegantes. No canto inferior esquerdo, no primeiro plano, de forma rectangular imitando tecido, encontra-se a subscrição de oferenda.
Subscrição na parte inferior da pintura: O Lugre Alliança/ Offereçe ao Senhor Jesus/ o/ Capitão António Nunes.
4. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Hiate Ealco – 1º quartel do séc. XX Autor desconhecido / aguarela sobre papel / 54,4X42,5 cm exp. Lisboa 1983 nº71; Ílhavo 2006 |
Pintura votiva de aguarela sobre papel, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo. O campo da pintura tem forma elíptica, contornada com faixa preta.
Representa um hiate de dois mastros, navegando num mar revolto, fustigado por uma grande onda a meio do casco. Tem bandeira nacional (pós 1910), e tabela de denominação Ealco, na ré.
Representa um hiate de dois mastros, navegando num mar revolto, fustigado por uma grande onda a meio do casco. Tem bandeira nacional (pós 1910), e tabela de denominação Ealco, na ré.
Subscrição na parte inferior da aguarela: Manoel Pellicas/ Off.ce ao senhor Jesus dos Navegantes. EALCO (no campo da pintura).
Vd. mais em artigo do blog Navios e Navegadores de 20 de Abril de 2012: Quebra-cabeças ( I ): O ex-voto do palhabote “Ealco”
5. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Hiate Barbosa – 22 Abril 1877 Autor desconhecido / aguarela sobre papel / 62,1x48,5 cm exp. Lisboa 1983 nº114; Ílhavo 2006 |
Pintura votiva em aguarela sobre papel, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Representa o iate Barbosa, de dois mastros, navegando num mar revolto. No canto superior esquerdo encontra-se a imagem do Cristo crucificado envolto em raios direitos em mandorla circular de denominação Senhor Jesus dos Navegantes.
Subscrição na parte inferior da aguarela: Milagre que fes a Imagem do Senr. Jesus no dia 20 de Março de 1877 ao Mestre Joaõ Pereira Ramalheira Junior, i a seus/ companheiros. andando sobre as aguas do Mar, e aquase sem esperanças de vida. Premeteraõ a esta Milagrosa Imagem/ se os livrasse d'esta afronta, de lhe mandar deser Miça, e sermão. E como foraõ salvos compriraõ com a d'ita promessa no /dia 22 d'Abril do dicto anno. Hiate-Barbosa.
6. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Hiate Bragança – Outubro 1868 Autor desconhecido / aguarela sobre cartolina / 62,8x47,8 cm exp. Lisboa 1983 nº56; Ílhavo 2006 |
Pintura votiva em aguarela sobre papel representando o iate Bragança, de dois mastros de vela rasgada em situação de naufrágio. Este ex-voto é o mais antigo datado do espólio do Sr. Jesus dos Navegantes.
Subscrição na parte inferior da aguarela: Milagre que fes Senr. Jesus ao Capitao Jeronomo das Neves i contramestre Joze Gonçalves Chocha i a seus companheiros/ No dia 25 d'outubro d'1868 Premeteraõ ao Snr. Jasus Si os livraçe d'esta afronta que mandavaõ dizer uma Missa/ Cantada e Sermaõ E logo que chigaram a terra. Compriraõ com a premessa (ilegível) agem da Sn. Jesus Hiate Bragan(ça).
7. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Lugre-Patacho Gaya Autor desconhecido / aguarela sobre papel / 76x53 cm exp. Matosinhos 1963 nº77; Lisboa 1983 nº122; Ílhavo 2006 |
Pintura votiva em aguarela sobre papel, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Representa o lugre-patacho Gaia, de três mastros, navegando em mar ondulado.
Subscrição na parte inferior da aguarela: Lugre GAYA da cidade do Porto/ Ao Senhor Jesus dos Navegantes desta villa de Ihavo offerece com todo o/ respeito e a maior devoção/ O capitão de marinha mercante desta villa d'Ilhavo Julio francisco Magano. GAYA (no campo da pintura).
Vd. mais em artigo do blog Navios e Navegadores de 21 de Abril de 2012: Quebra-cabeças ( II ) O ex-voto do lugre-patacho “Gaya“
8. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Barca Violeta – 22 de Setembro 1900 João Cazaux / aguarela sobre papel / 71x53,2 cm exp. Lisboa 1983; Ílhavo 2006 |
Pintura votiva em aguarela sobre papel, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da Paróquia de São Salvador de Ílhavo. representa a barca Violeta, de três mastros, despedaçada já sem os dois mastros da ré, em situação de naufrágio. No canto superior esquerdo, por cima de um bote com tripulação, encontra-se a imagem do Cristo crucificado envolto em rais direitos a ouro e verde.
Subscrição na parte inferior da aguarela: Offerecido ao Senhor Jesus dos Navegantes pelos tripulantes da Barca Violeta - 22-9-1900
Vd. mais em artigo do blog Navios e Navegadores de 15 de Junho de 2012, Quebra-cabeças (IV): O ex-voto da barca “Violeta”
9. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Hiate Julia 3º - 23 Outubro 1897 Mathias / aguarela sobre papel / 62x52 cm exp. Ílhavo 2006 |
Pintura votiva em aguarela sobre papel, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Representa o iate Julia 3º, de dois mastros, navegando num mar revolto, com vela rasgada na ré. No canto superior esquerdo encontra-se a imagem do Cristo crucificado envolto em mandorla circular de denominação Senhor Jesus dos Navegantes.
Subscrição na parte inferior da aguarela: Offerecido ao Senhor Jesus em promessa por Joaquim Gonçalves Guerra e por Manuel Guerra o Hiate Julia 3º / Ílhavo 23/10/97.
10. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Capitão Mendes 1 Autor desconhecido / pintura sobre tela exp. Ílhavo 2006 |
perdendo alguma carga. No canto superior direito encontra-se a imagem do Cristo crucificado envolto em raios amarelos de denominação Senhor Jesus dos Navegantes.
Subscrição na parte inferior da pintura: O Capitão Mendes/ e tripulação/ offerecem ao/ Senhor Jesus.
11. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Brigue Rio Vouga – 21 Setembro 1877 Autor desconhecido / aguarela sobre papel / 76,2x56,2 cm exp. Ílhavo 2006 |
Pintura votiva em aguarela sobre papel, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Representa o brigue Rio Vouga, de dois mastros, navegando num mar revolto. No canto superior esquerdo, em céu cinza nublado, encontra-se a imagem do Cristo crucificado envolto em mandorla circular de denominação Senhor Jesus dos Navegantes.
Subscrição na parte inferior da aguarela: Millagre que fes a imagem da Senr. Jesus ao Joze Simões Chuva Ferreira e aos seus companheiros. Andando sobre as aguas do mar para ir ao porto/ de seu destino; de repente no alto mar, vem hum furacão de vento que durou umas poucas d'horas. E não tendo esperança de salvamento prometeu/ com grande ancia que os salvasse deste perigo, premetendo missa cantada com muzica e sermão. forão salvos e comprirão a promessa no dia 21 de Setembro. Este sufrimento do furacão ao brigue Rio Vouga foi no dia 21 de Abril de 1877.
Subscrição na parte inferior da aguarela: Millagre que fes a imagem da Senr. Jesus ao Joze Simões Chuva Ferreira e aos seus companheiros. Andando sobre as aguas do mar para ir ao porto/ de seu destino; de repente no alto mar, vem hum furacão de vento que durou umas poucas d'horas. E não tendo esperança de salvamento prometeu/ com grande ancia que os salvasse deste perigo, premetendo missa cantada com muzica e sermão. forão salvos e comprirão a promessa no dia 21 de Setembro. Este sufrimento do furacão ao brigue Rio Vouga foi no dia 21 de Abril de 1877.
12. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Lugre Gafanhoto – 29 Janeiro 1933 Palmiro Peixe / guache sobre papel / 62,1x48,5 cm exp. Ílhavo 2006 |
Pintura votiva em guache sobre papel, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Como relata o jornal “o ilhavense de 29 de Janeiro de 1933, representa o lugre de três mastros “Gafanhoto” que “saíra do Porto com carregamento de cimento com destino à barra de Aveiro. Ao aproximar-se de Aveiro fora colhido pelo mau tempo e, fazendo-se ao largo, nunca mais fora visto. Sem mantimentos, sem meios de segurança a sua sorte começou a preocupar toda a gente. É verdade que se confiava na valentia do seu capitão, o nosso patrício Sr. Amândio Mathias Lau, mas também era verdade que, perante os elementos desencadeados, todas as energias sossobram. Começava-se a perder a esperança de salvamento quando numa bela tarde se recebeu telegrama anunciando que o “Gafanhoto” arribara a Leixões com avaria. Nasceu a esperança em muitos corações e secaram-se em muitos olhos lágrimas amaríssimas. Os tripulantes do navio em perigo, que viram a morte diante dos olhos, no momento agudo do perigo ajoelharam no convés do barco e prometeram mandar celebrar missa e sermão ao Senhor Jesus dos Navegantes, se fossem salvos. Cumprem hoje a sua promessa pelo que, na igreja paroquial de Ílhavo terá lugar aquela cerimónia, com sermão pelo reverendo padre António Alves e acompanhamento pela orquestra da Filarmónica Ilhavense.“ No canto superior esquerdo encontra-se a imagem de um Cristo crucificado envolto em raios de luz sobre uma nuvem, de invocação Senhor Jesus dos Navegantes. No canto inferior direito, de forma rectangular, encontra-se a subscrição de oferenda.
Subscrição na parte inferior da aguarela:"Lugre Gafanhoto" / Ao Senhor Jesus dos Navegantes oferecem: o Capitão Amândio Mathias Lau e tripulação.
13. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Barca Victorioza – 26 Dezembro 1896 ass. Mathias / aguarela sobre papel / 62,1x48,5 cm |
Pintura votiva em aguarela sobre papel, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Representa a barca Victorioza, de três mastros, invertida sendo virada por uma violenta onda. No canto superior direito encontra-se a imagem do Cristo crucificado envolto em mandorla circular de denominação Senhor Jesus dos Navegantes.
Subscrição na parte inferior da aguarela: Offerecido ao Senhor Jezus em promessa a Barca Victorioza por Thome Lourenço Mano e José dos Santos Marnoto e João Jose Lopes Ilhavo 26/12/96. VICTORIOSA (no campo da pintura).
14. Ex-voto Senhor Jesus Navegantes – Lugre Adamastôr Autor desconhecido / pintura sobre papel / 60,3x45,4 cm exp. Ílhavo 2006 |
15. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Barca Oriente ass. Pinto / pintura sobre cartolina / 64,3x49,5 cm exp. Coimbra 1968; Ílhavo 2006 |
Pintura votiva sobre cartolina, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Representa a barca Oriente, de três mastros, já naufragando vendo-se do lado esquerdo a tripulação fugindo em dois botes a remos, tentando alcançar uma arriba costeira. No canto superior esquerdo encontra-se a imagem do Cristo crucificado envolto em raios amarelos de denominação Senhor Jesus dos Navegantes.
Subscrição na parte inferior da pintura: O Capitão Rocha e a sua tripulação offerecem ao Senr. Jesus. Barca Oriente.
16. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Hiate Silva Guerra – 23 Fevereiro 1897 Mathias / aguarela sobre papel / 64x45,5 cm exp. Coimbra 1968; Lisboa 1983; Ílhavo 2006 |
Pintura votiva em aguarela sobre papel, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Representa um iate, de dois mastros, fustigado pelas ondas, com a ponta do mastro dianteiro quebrada. No canto superior esquerdo encontra-se a imagem do Cristo crucificado envolto em mandorla circular de denominação Senhor Jesus dos Navegantes.
Subscrição na parte inferior da aguarela: Offerecido ao Senhor Jesus em promessa o Capitaõ deste Navio Francisco Fernandes Batuta e Tripulação do mesmo,/Ilhavo 23/2/97. SILVA GUERRA (no campo da pintura).
17. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Capitão Mendes 2 A. M. Miranda / pintura a óleo sobre madeira / 52x43,2 cm |
Pintura votiva em óleo sobre madeira, oferecida como ex-voto ao Senhor Jesus dos Navegantes da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Representa um lugre, de três mastros, já naufragando vendo-se do lado esquerdo a tripulação fugindo em dois botes a remos, tentando alcançar uma arriba de costeira. No canto superior esquerdo encontra-se a imagem do Cristo crucificado envolto em raios amarelos de denominação Senhor Jesus dos Navegantes.
Subscrição na parte inferior da pintura: O/ Capitão Mendes/ offerece ao/ Sen. Jesus.
18. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Barca América - 1904 João Cazaux / pintura sobre tela / 86,4x59,5 cm |
Pintura votiva em óleo sobre tela oferecida a Senhor Jesus dos Navegantes da barca América, construída em 1869 e considerada irrecuperável em 1909, após ter “abalroado” a Capela de São Pedro durante uma cheia do Douro quando se encontrava fundeada na foz da cidade do Porto.
Subscrição em legenda do crucifixo votivo: Oferecido ao Senhor Jesus / pelo capitão José Ançã e seus tripu / lantes em 08-10-1903
Vd. mais em artigo do blog Navios e Navegadores de 5 de Julho de 2012: Quebra-cabeças (VI) O ex-voto da barca "América"
19. Ex-voto Senhor Jesus dos Navegantes – Lugre-Patacho Frederica A. M. Miranda / pintura a óleo sobre madeira / 49x37,6 cm exp. Matosinhos 1963 nº79; Ílhavo 2006 |
Vd. mais em artigo do blog Navios e Navegadores de 23 de Abril de 2012: Quebra-cabeças ( III ) O ex-voto do patacho “ Frederica “
Hugo Cálão