João Oliveira Coelho, 1953
O topónimo Ílhavo tem o mais íntimo parentesco com o de Aveiro!
Segundo a etimologia que apresentamos para o topónimo de Aveiro, Ílhavo é incontestavelmente, uma derivante de AVIA, como se torna evidente pela decomposição morfológica do seu étimo medieval, que em latim era ILLIABUM. Um notavel etimologo francês, o Prof. Albert Dauzat, demonstrou com eficiência que o prefixo ILLI (ou ILI), junto a certos topónimos, tem a significação de Vila e entre outros exemplos, cita o de ILLI-BERRIS, que traduzido é Vila-Nova.
Fundamentando-nos sobre as conclusões a que chegamos quando explicamos a etimologia de AVIARIUM para Aveiro, e agora ainda mais corroborada fica, se juntarmos ILLI a AVIA, teremos formado o composto ILLIAVIA, que nas eras medievais se grafava ILLIABUM, ILLIAVO e ILIAVO, de onde pela evolução natural proveio hoje o topónimo de Ílhavo.
Sendo assim, e estando plenamente convencidos de que nenhuma objecção serias se levantará o significado de Ílhavo fica por natureza definido.
Por consequência, sendo AVIA o vocábulo latino porque se designa a RIA, como vimos quando o estudámos, Ílhavo fica logicamente e concludentemente significando a VILA DA RIA.
Figueira da Foz, Setembro de 1953