domingo, 19 de setembro de 2021

Terramotos e sismos em Portugal e região de Aveiro - contributo

63 a.C. - Registo de um sismo na Península Ibérica.

60 a.C. -  Registo de um sismo na Península Ibérica.


382 d.C. - Registo de um sismo na Península Ibérica.

996  - Foi sentido em Portugal um grande tremor de terra.

1048 - No Minho e na Região centro do território português houve um grande tremor de terra.

1138 - Ocorreu um violento sismo no norte de Portugal caindo as duas torres da igreja da Sé Primaz de Braga edificadas no tempo do Conde D. Henrique, estando a Sé ainda incompleta no tempo de D. Afonso Henriques. Este terramoto foi tão violento que desmoronou quase por completo o castelo de Lanhoso e fez grande ruína no castelo de Guimarães que el Rei D. Afonso Henriques mais tarde, a expensas suas mandou reedificar.

1321 - O sismo de Lisboa de 1321 foi um violento terramoto. Ocorreram três abalos sísmicos em três horas. Vários edifícios ficaram destruídos, incluindo a capela-mor da Sé de Lisboa.

1337 - 

1344 - 

1347 - 

1356-08-24 - O sismo de Lisboa de 1356 foi um violento sismo que atingiu, entre outras, a zona de Lisboa no final do dia, uma quarta-feira, dia de São Bartolomeu. Durou um quarto de hora e vários edifícios ficaram destruídos, entre os quais os quatro fornos que coziam pão da cidade de Lisboa e as grandes maçãs de bronze do campanário da catedral de Sevilha. As réplicas sentiram-se durante um ano. Este desastre natural é referido por exemplo no Livro da Noa, que pertenceu à biblioteca do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, no Livro das Lembranças, na Crónica de D. Pedro I de Castela e na Chancelaria de D. Pedro I. A grande maioria dos autores acredita que este sismo teve origem no mar Atlântico, no Banco de Gorringe, a sudoeste do cabo de São Vicente. O acontecimento foi esquecido pela maioria das pessoas até ter sido encontrada, já no século XXI, uma inscrição que fazia alusão ao sucedido, na parede da Torre do Paço, no Castelo de São Jorge.

1512 - 

1528 - Houve um violento sismo perto da Batalha em Alcobaça.

1531-01-26 - O sismo de Lisboa de 1531 foi um violento terramoto e posterior tsunami que resultaram em aproximadamente 30 000 mortes. Foi sentido em todo o país.




Fontes:

Alveirinho Dias, J., SIMOS: Sismicidade de Portugal, 2000
Gonçalves, Victor Pereira, Que a terra não trema, 2004
Isabel Alçada, Ana Maria Magalhães, O Dia do Terramoto, Editorial Caminho, 2009