terça-feira, 17 de maio de 2011

Lugre miniatura o "Navegante" do Senhor Jesus dos Navegantes de Ílhavo

Miniatura - Lugre Navegante
José Domingues Pena / século XX - 1919
madeira; linho;elementos metálicos, cordão; arame
 187 comp x 31 larg x 120 alt 
  O “Navegante” é um modelo miniatura do lugre Navegante, com três mastros e velas latinas construído pelo marinheiro ilhavense José Domingues Pena, nascido em 1902. Quando começou a miniatura, o seu autor teria 17 anos, levando peças para bordo para as ir fazendo durante a viagem, em dias de mau tempo.   
   Quando naufragou, na faina do bacalhau, prometeu ao Senhor Jesus dos Navegantes que, se a acabasse, lha ofereceria e assim o fez em 1919. A miniatura esteve na Igreja Matriz algum tempo mas passou a ficar guardada em casa duma irmã de José Pena, ficando mais tarde definitivamente depositada na Igreja Matriz.    
    
   Sempre tem figurado na procissão dos marítimos, incorporada no andor do Senhor Jesus dos Navegantes, do lado direito da imagem, num mar de lona pintada. Encontrava-se bastante fragilizado com quase 90 anos de procissões, tendo sofrido recentemente uma intervenção de conservação pelo Capitão Francisco Paião a quem agradecemos a mestria e dedicação.
   O lugre o “Navegante” que serviu de base ao modelo, segundo o Jornal de Ílhavo de 1904, foi lançado à água em Fão, e era propriedade do Sr. Bernardo dos Santos Camarão de Ílhavo e José Gouveia do Porto. Na sua primeira viagem saiu para Setúbal a carregar sal para o Porto.

in Cálão, Hugo, Madaíl, Isabel,
Senhor Jesus dos Navegantes - Mar e Devoção,  2007, p. 15
Ed. Paróquia de São Salvador de Ílhavo, nº depósito legal 262970/07